Saturday, September 19, 2009

Uma questão de opção".



Ângela Eveline B. M. Santos




A vida é um longo rosário de escolhas, de decisões e resoluções que temos de tomar, no livre exercício do nosso arbítrio.

Ninguém pode escolher por nós ou pegar-nos pela mão e conduzir-nos ao nosso destino.

Precisamos pensar, porque é pensando que escolhemos e é escolhendo que vivemos.

Hoje é a opção entre o bem e o mal; amanhã será o impasse entre a dor e o prazer; depois virá a decisão entre o progresso e a estagnação; como ontem foi a escolha entre a sombra e a luz.

Há sempre duas ou mais alternativas que nos compete examinar.

Para decidirmos acertadamente é necessário analisar todos os caminhos que se nos oferecem: verificar onde nos levam; como podemos percorrê-los e porque nos convém seguir este ou aquele.

Se resolvermos pelo caminho do bem, teremos o mérito da vitória alcançada; se decidirmos pelo mal, ficaremos com a responsabilidade e o ônus dos nossos erros.

Mas é assim que evoluímos e treinamos a nossa vontade. Sem isso não seríamos homens, seríamos máquinas.

O livre arbítrio é uma faculdade indispensável ao ser humano e, por mais imperfeito que seja, ele tem a consciência do ato que pratica – se é bom ou se é mau.

A alegação de ignorância não atenua determinados erros cometidos em função do livre arbítrio, pois todo Espírito traz a Lei de Deus escrita na consciência.

Tanto é fato que, diante de certos impasses, sentimo-nos incomodados e a consciência – uma espécie de censor natural – nos alerta quando pretendemos ferir o Código Divino, abusando do nosso livre arbítrio.

Através do uso da inteligência e com um pouco de boa vontade, conseguimos distinguir o bem e o mal.

No que diz respeito a outrem, basta aplicar o preceito evangélico que recomenda examinar o que gostaríamos que nos fizessem ou deixassem de fazer.

Quando ao procedimento pessoal, as lições diárias convidando á sobriedade, a fim de não ultrapassarmos os limites das necessidades naturais, aí estão ao alcance de todos.

É verdade que existem pessoas que se encontram em meio onde o crime e o vício são constantes tentações, mas é preciso lembrar que quanto maior a dificuldade a vencer, maior o mérito.

Com perseverança e vontade firme, pensando com critério justo, deixamos de fazer o mal e passamos a praticar o bem.

Temos para isso livre arbítrio, a liberdade de escolha.

Somos nós os autores do nosso próprio destino.

Afirmou Jesus: “A cada um segundo as suas obras.”

2 comments:

}¡{ said...

Pra refletir no final de semana. ❤
Ah, eu tenho um blog em Português, onde eu escrevo mesmo. Aqui ó: http://meureinounido.brazil-uk.net
O outro é um que eu 'tento' escrever.
Bjs e bom fds x

Eliana said...

Lindo texto...se todo mundo pensasse um pouquinho que fosse antes de qualquer atitude o mundo, o convívio entre as pessoas seriam muito melhores. Um pouquinho de discernimento, de saber calar em vez de ofender, de perdoar em vez de criticar, de relevar em vez de revidar...beijos e boa semana.