Friday, November 7, 2008

Parto - A saga

No dia 30/10 fui ao médico em Eindhoven, ele disse-nos que tudo estava bem, que a cerclage estava bonitinha no lugar e que eu podiamos marcar a data da cesárea, yupppiiiiee...fomos então pra consulta com a anestesista, preenchemos o formulário e pronto...Louise viria ao mundo na primeira semana de dezembro...

Fomos eu e marido felizes e saltitantes, ficamos num congestionamento menos felizes e saltitantes...mas ok...tudo estava "planejado".

Deitei cedo nesse dia, pois estava cansada, fui ao banheiro 3 vezes e na 4 vez...as 04.00 da matina vi sangue na minha calcinha, por coincidência marido estava acordado e então disse a ele: "Cuty ...arruma as coisas acho que a Louise vai nascer" ...

Nesse intervalo comecei a ter contrações, como a cerclage foi feita em Maastricht tomamos a decisão em irmos até lá, afinal da outr vez eles nos ajudaram e eu tinha tido controle até aquela semana lá....e talvez eles teriam alguma soluçã0.

As tais contrações eram doloridas...é uma dor que começa, vem forte...some....e começa, vem forte...e para...com intervalos variados então.

Em Maastricht foi feito ctg, echo e a cerclage está ali somente por 1 cm, então...me enviaram pra um quarto e as 10.00 hrs a médica foi ao meu quarto e disse-me que eu deveria escolher um outro hospital para ir, Venlo ou Eindhoven, que ali em Maastricht eu não poderia ficar, com a cabeça cheia de coisas pra pensar, sozinha, uma noite inteira acordada...decidi junto com o marido por telefone (ele tinha ido embora as 7 pois precisava trabalhar) entao ir pra Venlo, afinal é mais perto de casa e eu "estava melhor" , "me sentia melhor".

Fomos, eu e os dois caras da ambulância ás 14.00 do dia 31 para Venlo, estava morta de cansaço e nesse dia a noite recebi Lorazepam e dormi graças a Deus a noite toda.
Acordei no sábado bem, super descansada...e assim passei o dia.
Nesse meio tempo tivemos consulta com o ginecologista e ficou combinado que se eu tirasse a cerclage e tivesse uma boa dilatação, tentariamos o parto normal com a epidural...e somente em último caso a cesárea seria cogitada, afinal eu já tinha uma dilataçao boa já que tinha feito a tal cerclage...e depois que essa fosse retirada seria uma questão de minutos...kkkk....pobre ingênua Jo.

Em torno das 20.40 comecei a sentir dores, nas costas...contrações...tomei um paracetemol, pois nao tinha a tal barriga dura e me deram mais um Lorazepam( esses azepam's não fazem mal ao bebê) ...21.30...me sentia melhor, então dispensei marido...afinal tinhamos tido dias complicados até ali....

Dez horas eu não aguentava mais...e a dores voltaram com toda a força, avisei a enfermeira e ela trouxe então o CTG, as contrações estavam mais fortes, as dores vinham das costas...e parecem que depois vinham na barriga, como se uma faca fosse cravada ali e depois retirada...terrível

No CTG marcavam a itensidade de 66,70....e elas estavam mais ...digamos....hmmm...cadê a palavra...seguidas, próximas e mais doloridas....um inferno....então quando a enfermeira viu, logo entrou em contato com a obstetriz e com o ginecologista, e lá vai a Joelma...pra salinha de "parir"...
Marido chegou nesse tempo e assustou-se com a cena, eu branca de dor...mais branco ele ficou quando escutou os gritos da vizinha ao lado parindo...kkk...mas me poupou desse detalhe...

E lá vem o doutor....e então eu precisava fazer xixi...e vai uma sondinha ali...esvaziou....e então vai lá na perseguida procurar a tal cerclage com uma tesourinha...eu gemia de dor, babava...e o maldito...procurando a cerclage...ok...cortou e me surpreendi....um plastiquinho daqueles que prende m saco de pão, mas então mais fininho junto com o botão de uma camisa...sim um botão de camisa e um plastiquinho haviam salvado a minha gravidez, havia salvado a vida da Louise...

Então foram ver se eu tinham dilatação suficiente, não...tinha uns 6 cm...mas iria logo, segundo eles....eu não aguentava mais...eu tinha uma toalhinha om água gelada na minha testa, que tinha vontade mandar enfiar naquele lugar....foi prometida a penitidina (nao sei se tá certo) depois de uma hora, isso já eram 00.00 hrs....teria que esperar até a 01.00...foi a hora mais demorada da minha vida, as dores estavam terríveis e cada vez aumentavam mais, eu achei que iria desmaiar...eu já não estava mais ali....

Uma hora chegou....e com ela a tal injeção de pinitidina....e a esperança de eu ter uma dilatação maior....eu tinha....8cm...então com os 8 cms segundo o médico seria mamão com mel...fácil...fácil...
Fiquei meio "suf" , meio grogue...então as dores davam umas aliviadas....e vinham com toda força, eu não tinha evoluçao...e a dilatação que viria em 10 minutos...não vinha e então os batimentos de Lou aumentaram muito, uma das obstetrizes foi até o médico e chamou-o e disse que não havia evolução...então esolveram me induzir....começaram com 0,5 e nada, 1 mg e nada....2mg e nada...e nada vinha....

Nesse ponto eu saí da terra, eu já não estava mais ali....eu era outra pessoa....eu xingava médico, empurrava marido e a tal da toalhinha já tinha ido pras cucuias...

O pior de tudo é eles quererem ver se vc tem dilatação, eu não queria mais nada "lá" na perseguida...eu queria sossego...mas não...eles tinham que mexer....sei que quando chegou na dose de 4 mg....eu já estava me contorcendo de dor...e nem olhava mais pro monitor...pois senão creio que não teria aguentado...
Aí vem o médico e diz..."não grita" ...e eu "eu grito...eu grito quando quiser" era pra eu guardar a energia em gritar para empurrar a Louise...

Então lá vão eles estourar a bolsa...já nem me lembro se foi antes do páragrafo acima ou depois...kkk...

Sei que num determinado era pra eu segurar as duas pernas pra cima, por o queixo no peito e empurrar (caralho...como....eu não tinha mais força)
Então Cuty e a enfermeira seguraram as minhas pernas pra cima e eu com a ajuda de Deus e claro a natureza que é o corpo humano, segui o instinto e fui empurrando...repirando fundo e empurrando...

Então Cuty dizia...vai vc tá fazendo certo, está dando certo...eu vi no rosto dele que estava próximo...e vai...senti uma pressão...uma força....e então n iminha ingenuidade eu dizia...tá errado, tá saindo pelo liugar errado...ahahahah...

E então deram um "pique" na perseguida...puf...puf...puf...sentia que estava perto...e como uma força que nem eu acredito que eu tinha...lá estava a Louise....aos berros....e papai nessas alturas era outra pessoa, o rosto brilhava....vi rapidamente a Louise, porque logo veio o pediatra...

Não tivemos coragem de cortar o cordão...bobo eu sei...mas parecia que iriamos fazer dor nela...
O que posso dizer é que eu não acredito que consegui, achei injusto não terem dado a anestesia conforme tinham combinado, teria ajudado muito...

Agradeço a Deus pela força que ele me deu, agradeço ao meu corpo....e agradeço ao inventor do Lorazepam, se eu não tivesse dormido aquela noite eu não teria suportado...

Estou forte para cuidar da minha Louise, ando bem, não sinto dores ...nada.

Parto normal é pesado, exige muito mesmo da gente, fiquei com o queixo e o pescoço azul de tanta dor, mas se me perguntarem agora, vou falar aquele famoso jarguão: " depois que os vemos...a dor é esquecida"....é pura verdade.

Quem diria, eu que sempre disse que nunca faria um parto normal, cedi...eu que tinha tanto medo....venci...

Cada parto é um parto...cada corpo é um corpo...e pra terminar vou falar uma coisa, depois que vim pra Holanda peguei mania de querer planejar muito as coisas, minha vida antes sempre deu muito certo sem planejar muito o futuro....e mais uma vez digo uma coisa...o melhor mesmo é seguir o coração, o instinto da gente...

Louise está bem, mas peço orações para que ela possa ir logo para casa,pra que ela ganhe peso rapidinho...se puder gaste 2 minutinhos do seu dia e faça uma oração, ou acenda uma velinha pro anjinho da guarda dela...

Louise já passou por muito nesses dias...mas Deus está ao nosso lado e sei que venceremos a nossa luta.

Parabéns Eliecy pelo nascimento do Lucas e da Maria, que Deus ilumine eles!!!
Sandrinha sucesso!!!! Elis...sossega o facho, economize energias!!

Obrigada a todos pelo carinho, Sheila queria seu endereço pra mandar um joe1972@hotmail.com de quem eu tinha endereço eu mandei fotos, estou devendo 2 e-mails, inclusive o seu Marcia.Mas meu tempos são alternados em tirar leite, levar leite e descansar, está dando certo, tá saindo leite...não muito.... mas já está.

Louise mamou no peito e foi outra emoção, que somente quem amamenta sabe disso,quem não é mãe e tem comentários maldosos sobre isso, guarde pra si mesmo...porque de alma penada o inferno tá cheio...


Tenham um ótimo weekend, eu saio do hospital no domingo....pena, deixarei pequena aqui.

2 comments:

Adriana said...

Ola, parabéns pela nascimento da sua Princesa, cheguei no seu blog atraves do blog da ELIS...que Deus continue abençoando a sua princesinha, ja veras que muito depressa ela estara em casa dormindo no seu lindo berço e ao ladinho dos papis...Eu desde aqui envio oraçoes e muitissimas energias positivas.
Adriana

Cristina Valluy said...

Olé minha querida, somente quem passa por isso sabe o que você está passando. Com quantos kilos a Louise nasceu? E com quantos kilos eles deixam os bebês sairem do hosital ai na Holanda? Meu menor nasceu de 30 semanas, pesando 1,630. Só deixariam ele ir para casa com 2,200. O problema foi que ele nao aprendeu a succionar, entao só pude levar ele para casa com 3,000 kilos e depois de 62 dias. Nao desejo isso para nenhuma mae e espero que Louise ganhe peso rapidinho e possa estar ao seu lado e do Cuty rapidinho. Estarei rezando por isso.
Linda, mudei o Mundo de Thendara para o Blogger e espero sua visita quando você puder.
Muitos beijos