Thursday, November 27, 2008

Olá

Olà!Papai e mamãe...

Sei que vocês estavam me esperando daqui mais um tempinho, mas, curiosa que sou, quis conhecê-los mais cedo.

Agora já posso dizer: Como vocês são lindos!

Nosso ponto de encontro, por enquanto, será a UTI Neonatal, um lugar que para vocês pode parecer meio esquisito, cheio de luzes e barulhos, (confesso que para mim também o é), mas que irá possibilitar que eu acabe de me preparar para o grande dia: a ida para a nossa casa.

Vamos nos Conhecer?

Por causa da minha pressa, posso ser um pouco diferente da forma como vocês imaginavam, por isso, vou me apresentar:

Chamam-me de Prematuro porque nasci antes de 37 semanas de gestação. Para ter uma idéia dos meus progressos, continue contando a minha idade, semana a semana, como se eu ainda estivesse no útero, até eu atingir esta Idade, chamada de Corrigida.

Se tudo correr bem, é possível que até lá eu já esteja em casa...

Como todo mundo, não gosto de ficar sozinho. O pessoal aqui da UTI até que me faz companhia. Mas, apesar de pequenina, percebo todo o amor que vocês têm por mim e sinto muito a falta de vocês. Por isso, lhes peço: Fiquem aqui comigo! Peçam para o pessoal aí de casa para me escreverem mensagens ou me mandarem fotos, para vocês colocarem perto de mim.

Vou ficar muito feliz com esta força! Não vejo a hora de conhecê-los pessoalmente!Costumo passar a maior parte do tempo dormindo porque preciso guardar energia para me recuperar e crescer.

Quando vocês notarem que estou com os olhinhos fechados, sem me mexer, é porque estou em Sono Profundo. Ele é fundamental para a minha recuperação. Nessas horas, deixem-me quietinha, por favor.

Aproveitem quando eu estiver acordada, de olhinhos abertos. Nessa hora eu vou querer brincar com vocês. Vocês podem me tocar ou falar baixinho comigo. Se o pessoal daqui achar que dá pé, vocês pode até me segurar no colo! Como eu gosto disto!

Nem sempre eu expresso as minhas contrariedades através do choro. Chorar cansa demais. Assim, se eu começar a respirar muito rápido ou soluçar ou bocejar ou levantar os bracinhos e perninhas, abrindo os dedinhos, ou desviar o meu olhar de vocês, UFA! é sinal de que me cansei.

Dêem-me um tempinho para descansar. Contem com a equipe da UTI para lhes dar outras dicas sobre o meu humor... Eles são bem espertos nisso! Também não sou chegada a ruídos ou luzes muito fortes. Isso me desorganiza demais!!!

Geralmente, quando possível, a equipe de enfermagem coloca uma manta sem estampas sobre a minha Incubadora e reduz o barulho dos equipamentos.

Minha Fase de Adaptação a Este Mundo:Sou pequena e, mesmo assim, como qualquer bebê, vou perder peso nos primeiros dias de vida. Não estranhem. Logo começarei a engordar.Ainda não consigo manter o meu corpinho aquecido. Por isso estou dentro da Incubadora ou do Berço Aquecido.

Eles são tão quentinhos! Mas, quando os médicos perceberem que já sou capaz de me esquentar sozinho, vou sair daqui. Meu pulmão e/ou o meu cérebro podem ainda não estar fortalecidos o suficiente e é possível que eu precise de ajuda para respirar, porque, às vezes, posso me esquecer de fazê-lo e ficar pálido ou até roxinho.

Talvez a mamãe tenha até tomado injeções de corticóide antes de eu nascer, assim como eu posso ter recebido um remedinho no pulmão (surfactante) para me ajudar nessa tarefa. .
Vocês vão ver uma luzinha vermelha no meu pé ou na minha mão.

Não se assustem! Este é um aparelho chamado oxímetro de pulso que ajuda o pessoal aqui da UTI saber se meu coração está batendo pra valer e se o oxigênio está chegando direitinho por todo o meu corpo. Se ele piscar e fizer barulho, não estranhem. Todo mundo aqui sabe o que fazer...

Bom aos poucos vocês,vão saber mais sobre mim.Sua amada bebêzinha.

Louise!

1 comment:

Adriana said...

Linda a apreasentação da sua pequenina, me emocionei muitissimo. Que Deus continue abençoando e caminhando ao lado desta família. eu desde (Espanha) envio mil energias positivas para que muito em breve a Louise possa ir para casinha.