Monday, April 7, 2008

Bom Dia!!!!



Você sabe qual é a diferença de um fato e de um mito??? Segundo o Dicionário Michaelis é o seguinte:

fa.to2 sm (lat factu) 1 Coisa ou ação feita. 2 Acontecimento, sucesso. 3 Aquilo de que se trata. 4 O que é real. De fato: com efeito. Estar ao fato: estar ciente, ser sabedor.

mi.to1 sm (gr mythos) 1 Fábula que relata a história dos deuses, semideuses e heróis da Antiguidade pagã. 2 Interpretação primitiva e ingênua do mundo e de sua origem. 3 Tradição que, sob forma alegórica, deixa entrever um fato natural, histórico ou filosófico. 4 Exposição simbólica de um fato. 5 Coisa inacreditável. 6 Enigma. 7 Utopia. 8 Pessoa ou coisa incompreensível.

E sociedade de castas e sociedade estamental???

Sociedade Estamental: Sociedade em que a ascensão social é limitada, pois a posição social do indivíduo e dada pelo nascimento, e não por acúmulo de dinheiro (como ocorre na sociedade capitalista).As classes eram divididas por estamentos:Clero, Nobreza e Povo.

Sociedade de Castas:Define-se casta como um grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho, endógamo, pois ele só pode casar-se com pessoas de seu próprio grupo. Estão predeterminados também sua profissão, hábitos alimentares, vestuário, etc., levando à formação de uma sociedade estática.

Quem estudou teve sociologia na faculdade deve saber do que estou falando, mas esse não é o point....porque na vida real, na net e principalmente no mundo blogueiro (ou seria bloguístico???) estamos diante dos fatos e de mitos, das sociedades de castas e estamental.

Ou seja, fatos existem...acontecem, são reais...o autor (a) relata seu dia a dia (ás vezes entediante para alguns) mas são realmente acontecimentos reais, é o verdadeiro diário on-line.

Mitos....por exemplo já li blogs em que a autora finge a própria morte e então recebe condolências, homenagens, poemas, flores virtuais, comunidades no orkut para homenageá-la e depois vem o fato:dita cuja volta á tona, com o mesmo endereço ou outro endereço...by the way... a morte é esquecida o defunto é desenterrado e tudo continua numa boa...com o o comercial da poupança Bamerindus....lembram???

"O tempo passa ...o tempo voa...e a apoupança Bamerindus continua numa boa".

Outro fato é de blogueiros (as) deixarem comentários nos próprios Haloscan's com nomes ilusionários, causando polêmicas somente para conquistar mais leitores no intuíto de ver aquele marcadorzinho ali do lado subir...subir com o nível de visitas... então fazer parte da primeira página daquele website que mostra qual é o mais popular.

O fato que não é mito...mas sim fato, pois é realidade....é o da blogueiro (a) que vêm até o seu blog e diz (na maioria das vezes ela copiou e colou aquele comentário em trezentos blogs) "olha vem aqui ver o que eu postei..."...esse é um fato e não um mito...e um fato chatérrimo....

Agora quanto aos mitos no "eixo bloguístico" ...affe...desses eu tenho pavor...eles criam histórias, doenças fictícias, psicológicas, rolos, fofocas, viagens imaginárias, na verdade eles não são mitos...eles são sim...tentantes....eles vão tentar...tentar....mas mas infelizmente vão morrer na maré...

Os mitos são tradicionais. Eles podem ser confortantes ou conter uma mensagem moral e às vezes podem ser assustadores. Os mitos podem ter evoluído de eventos, lugares ou pessoas reais, ou podem ser meras invenções.

Na maioria das vezes eles não passam de meras invenções, eles querem ser o Elvis do amanhã, a Madre Tereza de Calcutá ( tem que pedalar muito hein???), querem sofrer...se auto flagelar com suas doenças,(algumas vezes surreal) porque uma pessoa doente, com toda sinceridade não arranjará tempo e não terá condição física ou mental para ficar postando e visitando os trezendos blogues...diários, e fazer o trabalho voluntário, fazer layouts, trabalhar, se doar, viajar....

Por isso...antes de falarmos sobre um fato...devemos verificar se não foi um mito criado.

Quanto a sociedade de castas e a estamental, creio que ficou claro né???Elas existem até no mundo "internético".

Portanto temos que ter cuidado em dizer isso e aquilo, em comentar isso e aquilo...porque até descobrir o que é um mito ou fato...podemos ter magoado alguém, ou podemos ter sido apenas induzidos a falar algo do qual não sabemos.

"Um mito urbano é uma história supostamente verdadeira espalhada pelo chamado ‘boca-a-boca’. Normalmente ela é divertida, às vezes um pouco estranha e até inacreditável, mas ninguém sabe quando e onde esta história surgiu. "

3 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Miss Pittig said...
This comment has been removed by the author.
Só Magui said...

Seu texto está muito bem coordenado para falar a verdade e não ofender ninguém.Este tipo de blogueiro sofre de complexo de inferioridade gravíssimo, necessita mostra-se superior mas esquecem que os valores das pessoas podem não ser os seus.O pior é que ainda tentam impor seus valores, são autoritários e se contrariados julgam-se no direito de ofender, destruir, estragar. Melhor manter distância.Se conseguir porque costumam ir à caça das pessoas como se fossem pistoleiros para matar.Na internet as amizades são relativas e restringem-se à elas mesmas.