Friday, August 8, 2008



Desejo Primeiro que você ame.
E que amando, seja também amada.
E que se não o for, seja breve em esquecer qualquer mágoa que restar.

Desejo, depois, que você não seja só. Mas que ser for, saiba ser sem desesperar. Desejo também que tenha amigos. E que mesmo maus e inconseqüentes, sejam corajosos e fiéis. E que um, pelo menos um deles, você possa confiar sem temer um instante que for por essa confiança.

E, porque a vida é assim, desejo também que você tenha inimigos. Nem muitos nem poucos, mas na medida exata. Para que algumas vezes, você interpele suas próprias certezas. E que entre eles haja um, pelos menos um, que seja tão justo e honesto, que faça você lamentar a inimizade.

Desejo depois que você seja útil. Não obsessiva, mas razoavelmente útil. E que nos maus momentos, quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para que se lembrem de você.

Desejo, ainda, que você seja tolerante. Não com os que erram pouco, porque isso é fácil.
Mas com os que erram muito e, irremediavelmente, o que quase sempre parece impossível. E essa tolerância não se transforme em aplauso nem em conveniência.

Desejo ainda que você, sendo jovem, não amadureça depressa demais. Que sendo madura, não insista em rejuvenescer. E, que sendo velha, não se dedique a desesperar. Porque cada idade tem a sua alegria e a sua dor e, para viver, é preciso permitir que as duas escorram para dentro de nós. Desejo, por sinal, que você seja triste.

Nem o ano todo, evidentemente, nem por um mês. Muito menos por uma semana. Mas por um longo e sofrido dia. Para que nesse dia de tristeza, você perceba que o riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.

Desejo que você descubra, com o máximo de urgência, acima e a despeito de tudo, talvez agora mesmo. Mas se for impossível, manhã de manhã: : existem oprimidos, injustiçados e infelizes.

Desejo ainda, que você afague um gato, que alimente um cão e que ouça pelo menos um João-de-barro erguer triunfante seu canto matinal. Porque assim, você se sentirá feliz por nada e isso, apesar de tudo, continua sendo bom. Desejo também que você plante, por mais ridícula que seja, uma semente e acompanhe seu crescimento dia-a-da, para que saiba de quantas vidas multiplicadas é feita uma só árvore.

Desejo outrossim, porque é preciso ser prático, que você tenha dinheiro. E que, pelo menos uma vez por ano, você ponha uma porção dele na sua frente e diga: isto é meu.

Só para que você não esqueça quem é o dono de quem.

Desejo ainda, que você seja frugal. Não inteiramente frugal, não obcecadamente frugal. Mas habitualmente frugal.

Mas que essa frugalidade não impeça você de abusar, quando o abuso for divertido.

Desejo também, que nenhum de seus afetos morra.

Mas que , se morrer, você possa chorar sem culpar e sofrer sem se lamentar.

Desejo, pro fim, que sendo mulher, que você tenha um homem, e sendo um homem, tenha uma mulher.

E que se amem hoje, amanhã, depois, no dia seguinte, mais uma vez e novamente...

Até o ano acabar. E que, quando estiverem exaustos, tranqüilos e saciados, ainda tenham amor para lentamente recomeçar. E se só isso, isso só acontecer, juro a você que não tenho mias nada para te desejar.!


Seja bem vinda ao mundo....minha filha....

Sim....é uma menina....

3 comments:

Adriana said...

PARABÉNS Jo....menininha é? Que dez...acho que vc está realmente flutuando em nuvens de algodão doce. :P

Eliecy said...

Jô querida...

Agora é aprontar o enxoval (rsss). É ótimo, dá aquele prazer. Tudo de bom para vocês. Parabéns de novo.

Elis said...

Oba,oba!!Uma amiguinha pra minha Aninha!!