Wednesday, May 28, 2008

IVF ou FIV - eu fiz fertilização in vitro



Olá....Essa foto aí é do meu IVF pakket...quando fui buscar pela primeira vez na farmácia me assustei....a mocinha foi colocando uma, duas, três caixinhas e saí de lá com duas sacolinhas cheias!!!

A caneta é a que menos dói, agora a pequeninha....ui....sempre era dolorida...tomava durante 35 dias esta, já a outra nem sei...porque nem contava já que as doses são reguladinhas num botãozinho..

Aqui na Holanda as três primeiras FIV são pagas pelo seguro de saúde, uma fertilização só é considerada quando é feita a tranferência dos embriões, ou seja, quando tive a hiperestimulação apesar de ter tomado todas as injeções não foi considerada um tratamento.

Mas cada caso é um caso, eu tive que passar primeiro pela IUI - Inseminação intra uterina, porque cientificamente eu não tinha problemas, eu não ovulava corretamente...eu fiz 4 dessas, uma perdi porque era dezembro e o laboratório fecha nessa época.Depois da quarta tentativa frustrada a minha médica me encaminhou direto para a FIV.

Nessa época vi numa reportagem no jornal AD sobre os melhores hospitais da Holanda, o primeiro se não me engano era em Nijmegen e o segundo era o Catharina Ziekenhuis em Eindhoven, que foi a nossa escolha...já que eles tem tudo lá, ou seja, não é necessário levar os "foliculos e o esperma" para outro lugar para fazer a fertilização, como é o caso do Máxima lá mesmo.

Antes disso o casal tem que passar por uma entrevista com o chefe do departamento de fertilização, fazer alguns exames e então só depois disso é que ele encaminhará para o tratamento.
Existe uma noite com uma palestra para casais que irão iniciar os vários tratamentos, você se assusta pois é muita gente..muita gente nova, saiba que em cada 6 casais 1 tem problemas de fertilidade.

Mas sabem...eu achava que tudo era simples, ia lá e bimba...já saía grávida...mas não é assim.É um processo lento e desgastante mesmo, e cada paciente tem um histórico diferente...

No meu caso eu tomava uma cartela de anticoncepcional e no terceiro dia da menstr. eu começava com as injeções de Decapeptyl e depois do 14 dias de uso do mesmo eu fazia uma ultrason transvaginal e então era determinado que eu começasse com a Gonal -F 900 que eu tomei 112.5... como tive hiperestimulaçao no primeiro tratamento desta vez eu fazia echo dia sim e dia não, parar não correr o risco de tê-la novamente.

Olha a minha explicação é de uma leiga...já que não sei os termos corretos e estou contando a minha experiência...

Depois que os folículos atingem um tamanho certo (tem isso também) você recebe uma outra injeção...a Ovitrelle 250 mcg (dose cavalar de hormônio...kkk) então é marcado o dia da punção....para a retirada dos foliculos já amadurecidos...e crescidos...

Só vão ser retirados os top embriões, os melhores e maiores !!!!

Aqui na Holanda...eles não dão anestesia...como é de prache eles recomendam um "paracetomelda" e um calmantezinho uma hora antes da punção (o meu só fez efeito ás 3 da tarde!!!) ...ahahaha...é que vcs não sabem o tamanho do probe (agulha) que puciona os folículos...não...vc não tem idéia!!!

Aqui a mulher tem que ser "cabra macho"....tem que gemer e sentir dor!!!

Eu fiquei lá na cadeira ginecológica e conforme a médica ia puncionando...eu ia subindo e subindo...me esquivando e esquivando...vieram duas enfermeiras pra "apertar" literalmente a minha barriga para que os folículos não "fugissem" ...juro que tinha vontade de fazer xixi naquela hora...de tanta dor!!!

Eu mal conseguia respirar...tive uma pequena hiperventilação...suava frio....queria chorar, queria sumir dali...

Mas conseguiram retirar 8 folículos...dois bons fugiram, os folículos fujões que me deram muitas dores na barriga depois, já que eles cresceram...e cresceram...

Pois bem...aqui na Holanda só se implatam no máximo 2 embriões, e foi isso que nós escolhemos.

Mas ( sempre tem um mas...né??? ) dos 8 embriões retirados somente 4 eram "top", eram os melhores e dois deles seriam congelados...
Depois de 8 dias de angústia esperando para saber se haviam fecundado ou não fizemos a tranferência dos dois embriões....

No mesmo dia comecei com a administraçao da progesterona via vaginal até o dia do exame da gravidez, acho que toda mulher deveria usar ou perguntar ao seu médico, porque ela aumenta as chances da gravidez e diminui o risco do aborto.

Ah...fiquei dois dias de repouso mesmo, deitadona e nao fiz força nenhuma...já tomava ácido fólico bem antes disso...acho que mais de um ano...

Isso foi no dia 12, no dia 16 tirei sangue para o controle da tireóide e viajamos para Porto, Portugal, com muita dor na barriga já que os fujões estão lá pra me dar umas dores, um dia antes fiz exame por causa deles, para ver se não tinham risco de trombose...mas Deus olhou...


No dia que voltaríamos pra Holanda tinha uma consulta via telefone, estávamos devolvendo o carro alugado em frente ao aeroporto e então telefona meu endocrinologista....

-Sra. Tal...como vai.... - ele
-Vou bem... - eu
-Os exames estão em ordem....mas creio que a senhora engordou... - ele
- Ah...(eu bolha que sou...né) -meio gaguejando e pensando agora engordei muito mais né...já que comi um monte aqui - sim...deve ser por causa das injeções de hormônio...
- Eu creio que a senhora vai engordar mais....- ele
-......- eu muda...
-Sim porque através dos exames a senhora está grávida!!!

Depois disso nao me pergunte o que ele falou, o que eu respondi...eu estava mais áerea que o espaço aéreo do aeroporto de Porto...ahahaha

Mas vejam 4 dias após a transferência e o exame de sangue já constatou!!!

Só sei que fiz mais um teste em casa na mesma madrugada hahahah...só pra ver risquinho...

Sendo assim eu só fiz uma, que graças a Deus deu certo.Desejo o mesmo para quem está tentando...boa sorte!!!

4 comments:

Dora said...

menina pera lá pra ver se eu entendi direito; vc retira os óvulos sem anestesia (não tenho ponto de interrogação)...credo-in-cruize...eu demorei uma hora pra retirada dos meus, foi anestesia local, mas tomei sedativo, acordei só quando já tinha terminado, até uma hora depois não senti nada, mas depoissssss...pense ai na dor nos meu ovários, isso sem contar o inchaço, que até dificultava pra eu andar (juro,rs) agora para colocar não precisa de anestesia não e aqui, ele colocam o embrião depois de 48 horas, ou seja pulsiona o material hj, coleta o esperma, fecunda e dois dias transfere. Juntei todos os meus remédios, mas a menina jogou fora sem me consultar,rs.....no mais tá tudo certim né...xeru gd!

Sandrinha said...

fia tah td bem, hj estou idno fazer os exames de US e sangue p saber se o bb nao tem nada de errado, no geral eh as inhacas de gravidas mesmo.
Dorei saber tudo sobre inseminacao artificial, eu heim!! gemer e sentir dor vai ser a hora H do nosso parte, afe nao quero nem pensar :-)
posta foto da barriguinha pra noisssss
bj

Elis said...

Opa!
Cheguei aqui atraves da Sandrinha (Hawai) e logo vi que tinha em comum contigo,mulher!Eu fiz uma ICSI ano passado q nao deu certo,mas passei por essa medicação ai e pelo processo q vc passou tb...só q no meu caso o problema era c meu marido q "era" vasectomizado.Bem,eu agora to grávida de 4 meses!Conto um pouco da minha história no meu blog .Muito boa sorte pra vc e q tudo dê bem!!Mais uma na torcida agora!

Unknown said...

Vi sua esperiencia e fiquei muito feliz. Tambem estou fazendo o tratamento estou no ultimo dia de gonal e cetrotide, está chegando a hora de fazer a punção provavelmente será no sábado e a transferencia 2 dias depois. Estou muito ansiosa e espero que dê tudo certo como com você.